Profissional do Futuro

Defino o profissional do futuro como aquele que deseja exercer atividades e habilidades tanto em um meio laboral tradicional quanto aquele que exerce em meios recentes aos quais não conseguimos ainda categorizá-los.

Atualmente depois de recentes mudanças drásticas em formas de trabalho e meios de comunicação percebemos que existem novas tendências e práticas que muitas vezes trazem problemas ou desafios nunca antes vistos. Fatores como, a abundância de informações, choques culturais, diferenças de fuso horário, a necessidade e velocidade por mudanças e atualizações, encontro de novas gerações e seus novos hábitos, acabam redefinindo a rotina e o sucesso do profissional do futuro.

Podemos considerar os elementos principais que deverão fazer parte do Profissional do futuro como:

Adaptabilidade, o ambiente que nos situamos está em constante mudança e repleto de informações em tempo real, que podem redefinir contextos e valores, aos quais antes eram intangíveis e que hoje podem assumir novos significados.

Foco, consumir informações de forma superfícial e não se dedicar a uma atividade são hábitos que levarão a auto destruição pessoal e social. Um indivíduo necessita ter foco para ter uma nítida compreensão do ambiente em que se situa, e a partir disso viver em razão de objetivos e conquistas pessoais e profissionais a fim de positiviamente contribuir para o meio em que vive.

Multiculturalismo, um conhecimento essencial para exercermos formas de comunicação efetivas e ao qual se adaptam a cultura que estamos expostos. Além de conhecer diversas culturas existentes, devemos estar atentos aos resultados do encontro de culturas, novos hábitos e tendências são geradas pela diversidade de grupos, e nós devemos sempre estar atentos e abertos a adaptar nossas formas de interação. Aprender e colocar em prática multiplos idiomas se torna um diferencial para aquele que deseja se relacionar bem com todos.

Senso Comum, com velocidade das interações, assumimos que o mesmo deve ser aplicado em processos de decisões, interpretações e formas de comunicação. Mas esquecemos que antes disso, é necessário entender o contexto, olhar ao redor em busca de novas informações e até mesmo relembrar de nossos atuais valores, e apenas assim poderemos chegar a um senso comum entre todas as partes.

Empatia, em um momento onde todos publicam sobre si mesmos e se tornam o centro das atenções, não podemos esquecer que devemos também nos colocar no lugar do outro e respeitá-lo em sua própria individualidade, além de estar aberto a ouvir novas opiniões e interpretações.

Posicionamento, entender a melhor forma e quando de se posicionar em relação a qualquer situação é um traço muito importante não só nos dias atuais mas também para o futuro.

A exigência do Profissional do Futuro não será apenas a didática ou de conhecimento técnico ou do seu dominio sobre uma habilidade, mas sim como o mesmo se situa como indivíduo e como interpreta e se relaciona perante a socidade em nível global.

Arte: Sunny Days – Ganbold Dorjderem

Categories: Negócios