Mundo em Mudança

Jean-Michel Basquiat - Hollywood Africans
Categories: Espiritualidade

A conectividade em tempo real e a velocidade de transmissão de informações são agentes principais da mudança comportamental global, adicionamos a isso os interesses de grupos ideologicos, políticos e financeiros, onde o usuário se torna o principal receptor e cobaia da onda de informações que muitas vezes são distintas entre si, dificultando assim o discernimento da realidade ao seu redor.

A facilidade do acesso a materiais didáticos e a capacidade do auto aprendizado sobre qualquer tema que seja se torna o principal fator de questionamento da realidade atual. O mundo se encontra em mudança e hoje formatos políticos de liderança e de governo são questionados pela população, e ao mesmo tempo uma resposta para um estrutura ideal nunca é formada, e apenas interesses individualistas são atendidos para aqueles que possuem poder e influência.

Estamos em um momento onde consumimos muitas informações e sabemos de tudo que está acontecendo mas em contra partida temos quase mínimo controle sobre estes eventos e quase nulo poder de atuação, porém a velocidade e a facilidade do acesso nos da um senso de proximidade a estes eventos que muitas vezes acontecem a milhares de kilometros de onde estamos. O mundo está em mudança, novas hegemonias globais estão surgindo e assim alterando os principais agentes de poder, mudança e influencia cultural, e hoje temos uma populção que é extremamente direcionada pela internet, onde padrões de comportamento são replicados independente de sua localização geográfica, seja com danças, desafios, movimentos sociais ou tendências de consumo.

Uma forma de evitar ser uma peça neste meio massivo de informações é olhar para si e considerar-se um ser humano e não como um usuário de qualquer plataforma digital, e rever traços naturais do ser humano que estão sendo esquecidos como respeito, empatia, honestidade, gratidão e outros, e devemos também se aproximar mais daqueles onde a relação é baseada na reciprocidade e no afeto.

A base de tudo sempre será humana e seus valores intrínsecos, porém a internet junto com a crise global estão moldando o comportamento humano onde o mesmo esquece de suas verdadeiras origens e vive de uma utopia virtual que ao fim o levará para a tristeza e solidão.

Arte: Jean-Michel Basquiat – Hollywood Africans