Cultura do Stress

Categories: Espiritualidade, Saúde

O ambiente junto a sua cultura possui extrema influencia sobre a forma como nos sentimos, baseado em seus valores nivelamos com o que nos importamos e eventualmente com o que nos estressamos. Fazer parte de um único meio que imprescindivelmente dita as regras faz com que demos valor aquilo que muitas vezes não é considerado em outro meio. Muito se fala que a forma como nos sentimos é baseado na forma como absovermos o meio exterior, porém muitas vezes o que é tóxico é absorvido sem nosso conscentimento.

Com altos níveis de stress nossas percepções mudam pois somos movidos por nossos instintos de sobrevivência e muitas vezes atuamos sem escutar a racionalidade e sim nossa emoção. As vezes para e olhar ao redor buscando imparcialidade pode ser ineficaz caso não mudemos de ambiente e cultura, pois ainda estaremos influenciados por esses valores aos quais vivemos no cotidiano, e talvez a busca de uma solução ou uma nova interpretação sobre os fatos ou até mesmo a diminuição dos níveis de stress possa ocorrer através da mudança de ambiente e o contato a uma nova cultura.

Ao se inserir em uma comunidade ou uma cultura totalmente distinta a sua, automaticamente o indivíduo deverá rever todos os seus valores, formas de comunicação e eventualmente perderá seus status social existente onde o mesmo vivia, assim como o ato de reiniciar um sistema, há a reformulação de antigos valores e construção de novos que ajudarão na interpretação do seu antigo meio cultural, havendo assim uma nova abordagem e olhar sobre a sua anterior vivência e elementos que antes o pertubava.

Se tornar invísivel e desconhecido em uma nova cultura contribui para a construção de um indivíduo mais completo que eventualmente obterá soluções diferentes daquelas que aqueles em seu meio estão aconstumados.

Arte: Piet Mondrian