Prótese Digital

Quase todos os momentos do nosso dia são preenchidos por dispositivos móveis, situações de espera, trânsito, refeições ou até mesmo antes de dormir são preenchidos pelo conteúdo digital. Nossas mentes inquietas necessitando novos estimulos, do ato de saber o que está acontecendo ou a busca por algo satisfatório e momentâneo faz com que não estejamos mais sozinhos com nossos próprios pensamentos.

O ato de pensar é subestimado e substituído por um dispositivo móvel que te entrega todas as respostas, e assim abandonamos o desenvolvimento de habilidades essenciais como desenvolvimento de pensamento lógico, definição de objetivos, intepretações e questionamentos, impactando diretamente o cotidiano onde muitos ao encontrar desafios ou situações inesperadas ficam sem reação ou em crise desejando evitar ou fugir daquela situação.

Assim como o cigarro entra em nossa rotina, o mesmo ocorre com os dispositivos móveis, cada momento específico ele está presente para que evitemos de estar sozinhos com nossos pensamentos. Funcionando como uma prótese cibernética para pensamentos ao invez de nos auxiliar e potencializar o conhecimento, acaba sendo utilizado para atrofiar a capacidade intectual, evitando a criação de novas redes neurais.

Considerando que 83,37% da população mundial utiliza smartphones (2022), quais serão as consequências e mudanças deste hábito?

Arte: Futuristic Road Trip With The Family – Bruce Mccall

Inspirado por: https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-teen-doctor/202208/why-we-should-put-our-phones-down

Fonte de Dados: https://www.bankmycell.com/blog/how-many-phones-are-in-the-world

Categories: Saúde