Problemas e Soluções

Categories: Negócios

Frequentemente enfrentamos desafios e problemas tanto no âmbito profissional quanto no pessoal, o grande diferencial se encontra na forma de abordagem para chegar a uma solução. A forma de se posicionar e analisar os fatos pode ser o grande diferencial na construção de visões e até mesmo na percepção do cenário ao seu redor, além de contribuir para construção da sua imagem como aquele que contribuí para o dessenvolvimento de todos ou apenas como aquele que só reclama e trás problemas para que os outros resolvam.

A antencipação e o gerenciamento das expectativas de todos em relação a um projeto ou qualquer que seja a situação pode se tornar um diferencial, isso porque podemos estimular novas soluções ou caminhos e até mesmo preparar os envolvidos para o resultado final. Uma comunicação clara e transparente com relevância de fatos e dados podem se tornam os principais aliados daquele que deseja encontrar uma solução.

Em casos de surpresas ou situações inesperadas, onde a antecipação não é uma opção, é de extrema importância manter a calma e saber equilibrar o racional e o emocional. Caso haja tempo disponível, a análise do cenário e dos acontecimentos ao redor auxiliará em melhor embasamento da situação, evitando reações imediatas sem mensuração qualquer consequência ou impactos.

Muitas pessoas ao reportarem problemas ou erros no meio profissional acabam enfatizando o porquê destes terem ocorrido e quem seria o responsável por eles, e acabam esquecendo de mostrar qual é o cenário atual e quais seriam as opções para que haja uma solução.

Ao levar um problema, leve sempre no mínimo 3 possíveis soluções, e estas devem ser elaboradas através da análise do cenário e dos fatos existentes, incluíndo o porquê disso ter acontecido a fim de previnir que isso ocorra novamente. Mesmo que estas 3 soluções não sejam escolhidas, elas provavelmente vão gerar novos caminhos para outras que poderão ser ainda mais relevantes, além de contribuir para um melhor cenário futuro.

Muito difícil porém não impossível é encontrar o que há de positivo nestes problemas ou desafios, o que podemos tirar de lições ou mudanças que contribuirão para um melhor cenário futuro.

Muitas vezes através de uma situação inesperada podemos realizar mudanças positivas em nosso cotidiano e ao nosso redor.

Arte: Aaarrgh! Hunter at Work!, 1979. Ralph Steadman / Ralph Steadman: A Life in Ink, published by Chronicle Chroma 2020