Menos Rede Social, Mais Felicidade!

Levando em consideração o aumento dos níveis de stress devido a situação global em relação a pandemia, decidi rever alguns dos meus hábitos com o objetivo de melhorar minha saúde mental. Algumas citações que já devemos ter visto por aí menciona que nos tornamos aquilo que nossa mente consome, levei isso em consideração e comecei a notar que tipos de coisas estavam presentes em minha rotina aos quais estavam contribuindo para o aumento do nível de stress ou me colocando em temperamentos ou sensações obscuras, com cansaço ou sem qualquer sentido diminuindo também a qualidade do sono.

Um ponto que realmente prendeu minha atenção foi o quanto a rede social estava presente em minha rotina, ao qual estava gastando por volta de 1 hora do meu dia apenas no Instagram e alguns minutos em outros apps como Twitter e Facebook. Então me perguntei,

“Por que estou gastando tanto tempo nesse meio digital vendo a vida de outras pessoas ou as vendo oferecer produtos e serviços, sendo que no final de tudo eu não me sinto nem realizado e muito menos feliz sobre tudo isso? Quais são os resultados que isso está trazendo para minha vida nesse momento?

Jan Purisco

A resposta era: Nada, em sua maioria não estava me trazendo valor e eu precisava tomar uma decisão sobre isso.

Eu não poderia apenas ficar offline para sempre, atualmente tudo é sobre digital e as vezes necessitamos estabelecer comunicação com alguém ou buscar alguma informação específica. Para evitar mudanças radicais, decidi apenas remover os apps do celular e apenas logar através do desktop/laptop, diminuindo em quase 80% do seu uso. A razão por trás deste número é porque normalmente quando estou utilizando o desktop/laptop ou estou trabalhando ou estudando, estou muito mais ocupado e sem espaço para o tédio que normalmente é preenchido pela rede social.

A partir do momento que removi os apps, diversas vezes vi meu dedo tentando alcançar o local onde o ícone do Instagram estava anteriormente, desta maneira sentindo uma estranha sensação em minha mente como se tivesse perdido alguma coisa.

Enquanto acesso as redes sociais através do desktop/laptop, a experiencia do usuário é bem diferente comparada ao mobile onde estamos acostumados com todos os movimentos e atalhos, além disso há muito mais dificuldade em acessar o desktop enquanto estamos na rua ou em qualquer atividade social ou em trânsito. Em diversos estudos (eu não vou listar-los agora) podemos ver que o vício por redes sociais ocorre devido ao estimulo de dopamina no cérebro enquanto mudamos de tópicos e imagens.

Através da minha primeira semana com a redução de uso de redes sociais, pude notar as seguintes diferenças em minha rotina:

Noção do Ambiente

Como não estava olhando a tela do meu celular ou me mantendo “ocupado” com ele, obtive mais tempo disponível para buscar atividades que antes estava esquecidas pela “falta de tempo”. Algumas dessas atividades não eram nada produtivas porém me traziam felicidade, como jogar video game, ler livros e quadrinhos, ouvir música, assistir filmes velhos etc.

Desta maneira pude aproveitar mais minhas atividades sem nenhum tipo de interrupção e assim ter mais diversão em meu dia! Este é um aspecto importante quando você tem um dia estressante, o que você gostaria, gastar seu tempo livro vendo a vida de outras pessoas ou se divertindo? Claro que se divertindo você se sentirá melhor ao fim do dia.

Melhor Qualidade de Sono

Por alguma razão foi mais fácil cair no sono, acredito porque minha mente não estava sendo estimulada antes de ir dormir com todos os tipos de informação sobre política, corona, carros e outros assumos, que no fim não possuem relação alguma um com o outro e que aparecem a cada segundo em nosso timeline.

Meu sono também ficou mais estável e pude ter sonhos melhores, porém isso é algo particular do meu lado e que não pode ser aplicado para todos desde que temos um grande número de variações por cada pessoa.

Interação com Outros

Claro que minha interação com outras pessoas melhorou, basta pensar quanto tempo gastamos no celular enquanto estamos em um jantar com alguém ou com um grupo de pessoas, ou até mesmo na Academia. Parece que estamos esquecendo das pessoas à nossa volta e apenas focando no ambiente digital onde pessoas são contatos, interações e mensagens.

Senso de Propósito Aumentou

Ter mais tempo livre me fez procurar por coisas que eu realmente gosto de fazer, mesmo sendo as vezes atividades para melhoria de si mesmo ao qual demanda energia e pensamento, desta forma houve o aumento do meu senso de propósito na vida pois estaria com mais objetivos. Uma situação muito diferente de passar um tempo considerável nas redes sociais tendo a sensação que os outros estavam tendo melhor momentos ou tendo melhores conquistas do que eu.

Finalmente eu estava focado em viver para mim mesmo!

Diminuição do Stress

Enquanto consumia informações inúteis sobre coisas que não estava buscando ou que não possuía nenhum senso de controle, meus níveis de stress estavam aumentnado e eu estava me sentindo sufocado pois não poderia fazer nada sobre esses temas ou porque estes tipos de coisas não faziam parte da minha atual realidade.

Remover este estímulo da minha mente e me dar a liberdade e poder para procurar pela informação que eu gostaria de ler me trouxe tranquilidade, paz e foco enquanto consumia a informação que eu realmente estava à procura.

Produtividade e Foco

Todos querem um lifehack para serem mais produtivos e os melhores onde estão, vocês podem alcançar tudo com ou sem o uso de redes sociais, o ponto aqui é o quanto isso te afetará no final do dia. Remova os apps do seu telefone e verá quantas vezes por dias tentará acessá-los. Este comportamento te cansará ao final de um dia stressante, já que está lidando com múltiplas atividades e também acessando as redes sociais para mais informações a fim de dar mais “prazer” a sua mente.

O que devo fazer com as Redes Sociais?

Minha opinião é, eu acredito que a melhor forma de não deixar as redes sociais afetarem a sua vida é definir qual é o propósito do seu uso, Por que tenho que tê-la e Por que devo acessá-la? Por exemplo, algumas pessoas a utilizam para melhorar relações humanas ou construir networking, outras para levantar seus negócios e outras para para se mostrar.

Todo por que ou razão por trás do uso das redes sociais é valido desde que não afete a sua saúde mental ou ofenda outras pessoas enquanto a utiliza.

Categories: Espiritualidade, Saúde