Como ser uma pessoa melhor nas redes sociais? O paradoxo por trás disso4 min read

Redes Sociais são atualmente um dos principais direcionadores da sociedade atual, nos levando a aplicar tendências, descobrir necessidades, criar comportamentos e até sentir medo ou felicidade.

Será que sabemos quanto que nossa presença na internet impacta a sociedade? Quantos de nós assumimos responsabilidade pelas nossas postagens? Quantas vidas estamos impactando através da nossa mensagem que provavelmente possui selfies, exibição de status, visões sociais e políticas ou até mesmo tendências engraçadas, normalmente nos levando a uma grande diversidade de sentimentos como vaidade, baixa auto-estima, medo e depressão.

Redes sociais nos leva principalmente para a auto promoção (é apenas sobre nós e nunca sobre outros) construindo novos valores na sociedade, onde ter curtidas e ser bem reconhecido por outros é considerado sucesso. Para isso, em sua maioria as pessoas fazem qualquer coisa como, cirurgias plásticas, pular de carros em movimento ou até gravar acidentes ou pessoas se machucando.

Isso tudo conecta ao Narcisismo.

Transtorno de Personalidade Narcisista afeta por volta de 1% da população em geral e grandes níveis de Narcisismo podem se manifestar de forma patológica que também leva ao transtorno, ao qual o indivíduo superestima suas habilidades e tem uma excessiva necessidade de admiração e afirmação, também com uma forma arrogante de pensar e agir, pouca empatia e consideração aos outros. Pessoas com Transtorno de Personalidade Narcisista são descritas como arrogantes, manipuladores, egoístas, condescendentes e exigentes. Estes aspectos emergem em cada área da vida de um Narcisista, do trabalho e amizades até a familia e relações amorosas.

Pessoas Narcisistas são extremamente resistentes a mudança do seu comportanto, mesmo que esteja lhes causando problemas, a tendência normalmente é de culpar os outros e são extremamente sensíveis e reagem mal a qualquer tipo de crítica, desentendimento, aos quais consideram como ataques pessoais.

O paradoxo existente nas redes sociais é que ao mesmo tempo que conectamos com outros a fim de nos aproximar mais, aumentamos a nossa distância a partir do momento em que pensamos apenas e únicamente sobre nós mesmos, esperando elogios, admiração e afirmação daqueles que nos rodeiam, resultando gravemente na falta de empatia e união.

Como a sociedade pode crescer em conjunto e de forma igualitária em uma boa direção com estes valores e características? Como uma sociedade Narcisista com falta de empatia pode ser sustentável se não nos apoiamos e apenas olhamos para si mesmos?

Todas as pessoas podem ser grandes porque todas podem servir. Não é preciso ter um diploma universitário para servir. Não é preciso fazer concordar o sujeito e o verbo para servir. Basta um coração cheio de graça. Uma alma gerada pelo amor.

Martin Luther King Jr.

Redes Sociais se bem utilizadas podem ser tornar uma ferramenta poderosa para o bem da sociedade, numeros casos podem ser listados onde pessoas receberam doações e suporte em casos urgentes, histórias inspiradoras foram compartilhadas, debates inteligentes geraram grandes soluções e mais do que nunca pessoas que admiramos estão mais acessíveis ao nosso contato.

Pensando ou servindo pessoas em nosso cotidiano, incluindo nas redes sociais, nos leva a aumentar a empatia e a ter um melhor e positivo impacto na sociedade. Para cada ação precisamos perguntar a nós mesmos quais são os resultados que queremos gerar na vida das pessoas, se essas estão realmente de acordo com nosso proposito e valores de vida. Redes sociais fazem a comunicação mais fácil, então como devemos usar esta ferramenta para levar um impacto positivo na vida das pessoas?

Nossa presençã na internet é tão importante quanto nossa presença física cotidiana, por isso devemos dedicar nosso tempo de forma inteligente e definir como podemos levar um impacto positivo aos outros através do nosso conteúdo e comportamento, parece simples mas pode ser um grande desafio em um mundo onde o Narcisismo é um traço comum e valorizado.

Post inspirado pelos seguintes conteúdos:

Jocko Podcast 221: Jonny Kim. Navy SEAL, Doctor, Astronaut. The Unimaginable Path.

Narcissism – Wikipedia

Narcissistic Personality Disorder – HelpGuide.org

Art: Bosch, Hieronymus – The Garden of Earthly Delights, right panel – Detail Bird-headed monster or The Prince of Hell – close-up head

Share
Tagged : / / /