Saúde

Trabalhar demais é sinal de depressão?2 min read

Não esperamos que pessoas deprimidas tenham sucesso no trabalho, estejam rodeadas de riqueza, poder e prêmios.

Mas isso tem se tornado um problema comum em nossa sociedade, e muitas vezes os sinais tem aparecido de formas diferentes. Como sempre esperamos que as pessoas deprimidas fiquem na cama o dia inteiro olhando para o teto ou falando muita negatividade.

Depressão Aparente é o tipo mais comum pois seus sintomas duram no mínimo por 2 semanas, onde ele/ela sente-se para baixo ou triste, ou tem desinteresse em atividades que dão prazer, incluindo sexo. Pelo menos 4 dos seguintes sintomas são mostrados: perda ou ganho de peso, pouco ou muito sono, cansaço, sensação de ser inútil ou culpado, dificuldade de tomar decisões ou esquecimento, e preocupação com morte ou suicídio.

Depressão Escondida é mais difícil de ser identificada, ela é oculta para aqueles envolta e principalmente para o próprio consciente da pessoa que sofre, levando a diversas ações como irritabilidade, comportamento violento, dominação, alcoolismo, vício em trabalho, ausência emocional afastando aqueles que amam.

Quando uma pessoa com depressão escondida consegue obter conexão com seu objeto de vício ela encontra paz e se sente bem consigo mesma. Mas quando essa conexão é interrompida, sua auto-estima sucumbe e assim sua depressão escondida começa a reaparecer.

Como mencionado acima, a depressão escondida pode levar a diferentes formas de comportamento, especialmente o vício em trabalho, neste caso a pessoa sempre buscará pelo seu vício com o objetivo de encontrar a felicidade ou paz. Mas isso nunca será uma solução sustentável pois assim que encerrado todos os sintomas aparecerão novamente e assim teremos um ciclo vicioso. Quando estiver de volta, o sentimento inicial do vício nunca será recriado, e a necessidade por aquilo só irá aumentar até não conseguir voltar mais e ser livre.

Sempre preste atenção em seus sintomas em seu cotidiano, mas também tente olhar para suas ações com aqueles a sua volta e principalmente com a forma que trata a si mesmo.

Baseado no Livro: I don’t want to talk about it – Terrence Real

Arte: Zdzislaw Bersinski

Share
Tagged , , , , , ,