Saúde

Dormir menos que 6 horas afeta o nível de testosterona2 min read

É difícil viver em um mundo onde as mudanças são rápidas e dormir menos é uma oportunidade de ser mais produtivo, desta forma podemos encontrar problemas sem realmente saber a causa deles.

Encontramos diversas pessoas que sentem orgulho por dormir menos que 5 horas ou por fragmentar o sono, alegando que sua genética foi feita dessa forma e que não sentem nem necessidade de mais do que isso.

Fragmentação do sono e apneia obstrutiva são associados a redução dos níveis de testosterona, afetando diretamente o nível de testosterona pela manhã onde sua produção é prevista de acordo com o total de tempo dormido.

Testosterona é essencial para o comportamento sexual e reprodução, e tambél é possui benefícios na produção de massa muscular e força, adiposidade, densidade óssea, vigor e bem-estar e também na produção de glóbulos vermelhos

Neste estudo, homens saudáveis se voluntariaram e dormiram 8 horas na primeira semana (11pm – 7am) em suas casas, e depois passaram 11 dias no laboratório por 3 noites obtendo 10 horas de sono (10pm – 8am) seguidos de 8 noites de 5 horas de sono (12:30am – 5:30am).

Um dos efeitos notados durante o dia, em um horário comum as condições (8am – 10pm), os níveis de testosterona estavam menores após a restrição do sono enquanto os níveis de cortisol se mantiveram semelhantes em ambos os casos.

Nessa experiência, o nível de testosterona diurna diminui de 10% a 15% em apenas uma semana de restrição de sono. Essa forma de viver é algo bem comum pela grande maioria da população urbana e nós podemos ver os sintomas de deficiência androgena incluindo baixa energia, redução do libido, baixa concentração e aumento da sonolência, todos ligados a privação de sono.

Mesmo que seja exigido de nós ser extremamente produtivo em nosso cotidiano, dormir é ainda uma atividade obrigatória, se isso não for considerado, podemos nos colocar em um caminho repleto de sintomas e futuramente de doenças sem realmente saber suas causas, e começar a nos medicar com algo que poderia ser previnido apenas dormindo.

Post baseado em: Effect of 1 Week of Sleep Restriction on Testosterone Levels in Young Healthy MenFREE

Arte: “A Lua” – Tarsila do Amaral.

Share
Tagged , , , ,